Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Palavra de Bailarina

Para além de dançar o Mundo, gosto de escrevê-lo

Ter | 14.05.13

Grow up



Desde tenra idade que me lembro de ouvir onde quer que passasse com a minha família: "Oh Joana, estás tão crescida!". Ouvia-o e retia-o na minha mente com a leveza típica de uma menina que se orgulha de estar no bom caminho para se tornar numa princesa. 
À medida que fui crescendo e ouvindo ser proferidas estas mesmas palavras, comecei a pensar "Mas afinal o que significa crescimento?"; estamos a falar em altura, estatura,...? Para quem nos vê de cinco em cinco anos ao acaso a passar na rua, talvez. Mas e se tentarmos aprofundar o significado da palavra?
A uma determinada altura passei a fase do "Mãe, eu não quero ser adulta". O orgulho foi substituído pelo medo de depender de mim mesma, de ser responsável por aquilo que fazia ou dizia... o medo de conhecer uma realidade que queria evitar. Para quê crescer? Estava tão bem no meu castelo mágico...
Hoje em dia não me orgulho, mas também não tenho medo. Aprendi que crescer faz parte. Que não vem apenas com a altura, a estatura, a independência ou a responsabilidade. O crescimento provém das experiências, das descobertas e dos erros. Crescer não significa deixar de ter um castelo mágico. Significa saber SER sem nunca, mas mesmo nunca deixar de saber SONHAR.

Joana Duarte