Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Palavra de Bailarina

Para além de dançar o Mundo, gosto de escrevê-lo

Ter | 20.05.14

XIX Gala Globos de Ouro

 

 

Há bailarinos que, como eu, quando recebem uma chamada a perguntar a disponibilidade para um trabalho que adorariam fazer, pensam imediatamente:

"Oh meu Deus, oh meu Deus, oh meu Deeeus! Consegui, brutal, maravilhoso" e coisas que tais...e passados os segundos da euforia, vem a parte do pânico: "será que estou à altura? Será que consigo?"

 

Esta é, meus amigos, a luta diária de quem alcança objetivos e não acredita ser merecedor de tal coisa. É, infelizmente, o meu caso.

Quando me ligaram a perguntar se poderia ser bailarina nos Globos de Ouro deste ano, saltei que nem parva de felicidade, mas nessa noite mal dormi devido ás minhas inseguranças.

Foram dez dias de ensaios e nem por isso a pressão que sentia diminuiu, ainda que tenha feito um excelente trabalho a demonstrar aos restantes colegas o contrário.Dez dias de ensaios, dez dias de dúvidas, dez dias de suor, a ouvir gritos e directrizes, de dores musculares, de cansaço... e no entanto, dez dias inesquecíveis de uma forma incrivelmente positiva.

Éramos 20 bailarinos e nem todos sorriam uns para os outros... nem todos os que já têm uma carreira dita "sólida" (se é que isso existe no mundo das Artes) há mais de uma década, gostaram de dançar lado a lado com os que ainda têm uma carreira de três anitos. Mas também houveram aqueles que preferiram lembrar-se de como e onde começaram, e ajudar os menos experientes. E portanto, posso mesmo dizer que conheci gente maravilhosa que me ensinou imenso.

Revi também pessoas que não via desde o programa "Da Rua para o Palco", que esteve no ar no Verão de 2012. Foi maravilhoso estar com o pessoal que, de certa forma, fez parte do meu "salto" para o lado mais profissional da Dança. Foram, sem dúvida, a minha salvação nos momentos mais "hostis" de trabalho, e nas horas infindáveis de espera nos bastidores, nestes dois últimos dias.

 

Conheci também mais uns quantos atores/cantores/humoristas/apresentadores, e é sempre muito engraçado conviver com eles fora do ecrã e perceber quais correspondem àquilo que realmente aparentam ser; e é também extraordinário rever aqueles com os quais fizémos amizade anteriormente (obrigado pelas palavras e pela força, Pedro e João Paulo!), incluindo aqui também as cabeleireiras e maquilhadoras, que são as melhores confidentes nas horas que antecedem o "luzes, câmaras, ação".

 

Como sempre, tenho de agradecer à minha família, ao meu namorado e aos meus amigos, pelo apoio incondicional, pela paciência e pelo mimo nas horas mais dificeis. Porque sim, eu tenho sempre muitas horas difíceis, e é preciso muito amor, amizade e força de vontade para manter as pessoas por perto :P

 

Agradeço também ao coreógrafo Marco de Camillis, sem o qual nada disto teria sido possivel, sem o qual não estaria de certeza onde estou hoje, e sem o qual não teria o mesmo "cabedal" para aguentar metade.

 

Quanto à "noite dourada"... essa, ficará para sempre guardada na minha memória como uma chuva de luzes, brilho, aplausos, câmaras, música e principalmente Dança.