A bordo do Carnival Vista #4 - Pompeia (Nápoles)
Em Nápoles posso dizer que dizer que foi o dia em tivémos mais azar e sorte ao mesmo tempo, com o clima.
Azar porque estava muito nublado e um pouco frio; sorte porque foi o clima perfeito para visitarmos Pompeia: a cidade romana que outrora foi engolida pela lava do vulcão do monte Vesúvio.
Se tivéssemos ido com calor e sol, creio que tinha sido pouco suportábel, devido a todo o pó e calor (sem possível sombra). Assim, não só nos sentimos confortáveis e frescos, como também o "cinzento do dia" aumentou o "drama" da visita. É assoberbante estar a explorar uma cidade fantasma, e olhando em frente, ver o Vulcão que provocou tudo aquilo, inerte, como se não fosse nada com ele, como se estivesse à espera de nova oportunidade para se fazer ouvir.
O que me chocou mais ainda foi a pequena "exposição" de dois corpos humanos enrijecidos pela lava, como se de duas estátuas se tratassem, contorcidos pela dor. Ainda consegui imaginar (minimamente) o seu desespero, através da forma contorcida em que se apresentavam. Adorei Pompeia, e aconselho vivamente a todos visitarem. Nós preferimos ir sem guia para estarmos mais à vontade, apanhámos um autocarro próprio (em modo "excursão") desde o navio até lá, mas uma vez em Pompeia, ficámos por nossa conta e vimos tudo ao nosso ritmo.
A entrada nesta "cidade fantasma" é 13 euros para os adultos, e o bilhete reduzido (para menores de 25 anos, como foi o meu caso) é 7,5 euros. Acho que vale a pena cada cêntimo.
Para além das fotografias, deixo-vos o VLOG deste dia, que está no canal do Palavra de Bailarina. Espero muito que gostem!