"Amor, vou casar contigo" #5 - Sessão fotográfica de noivado
Se todas as noivas forem como eu, sentem que há que registar não só o momento do casamento, como também o de noivado. É uma fase bonita que pode durar anos ou meses (dependendo dos planos do casal) em que a ansiedade prevalece, o entusiasmo é uma constante e em que começamos a ver os nossos sonhos e objetivos pessoais a fazerem sentido e a passar à frente dos nossos olhos.
Mas não me interpretem mal, estar-se em modo "fiancé" não é tudo maravilhas. Há muito trabalho envolvido e muita dedicação a prestar... e principalmente, há muito stress, 90% das vezes criado por pessoas que não o próprio casal. Convidados e não convidados. Pessoas que não se dão e que terão de estar no mesmo espaço e acham por bem desabafar isso connosco; pessoas que se ofendem com tudo e mais alguma coisa, incluindo por não serem convidadas ou por serem convidadas e o piriquito não; pessoas que sentem que têm uma palavra a dizer sobre a escolha da nossa quinta, do nosso vestido, da nossa música, da nossa igreja. Pessoas, pessoas, pessoas.
E precisamente para afastar um pouco as PESSOAS é que considero a sessão fotográfica de noivado uma experiência bonita e necessária. Naquele momento, somos apenas NÓS que contamos, enquanto casal. Tiramos as fotografias onde queremos, sorrimos e acarinhamo-nos mutuamente, mostramos vaidosos e sem relutância o anel que oficializa tudo. É um momento onde podemos ESTAR e SER enquanto casal, calar um pouco as vozes em volta e deixar-mo-nos absorver por momentos só nossos nesta fase que, por sorte, ficará registada para mais tarde recordar.
Para esta sessão única só poderíamos ter escolhido a maravilhosa Mariiana Capela. Conhecemos este ser humano indiscritível através da Sara, minha amiga e ilustradora dos meus livros, e fizémos com ela uma sessão de namoro nos jardins da Gulbenkian há dois anos atrás (podem ver aqui). E se a sessão em si já foi um prazer por podermos conhecê-la pessoalmente, quando vieram as fotografias, disse ao João: "Se um dia casarmos, quero que a Mariana nos faça a sessão de noivado".
As fotografias da Mariana podem ser descritas como cheias de luz interior e captadoras da verdadeira essência das pessoas (e dos animais, que também fotografa como ninguém)... Para além da qualidade técnica, claro! Nós sabíamos que com ela teríamos o tipo de fotografia que queríamos para este momento: a maior naturalidade possível, risos, ternura, palhaçadas, amor e muita cumplicidade. Sentimentos que verdadeiramente nutrimos e que nos descrevem enquanto seres individuais e enquanto par. A Mariana consegue contar histórias de amor com os olhos...Sem poses treinadas ou momentos pensados, tornando todas as fotografias únicas.
E agora perguntam... então e as fotografias de casamento, não será ela a fazer?
Bem, a Mariana infelizmente não se encontra a viver em Portugal. Costuma vir cá passar as suas férias (e foi nelas que gentilmente aceitou trabalhar, fotografando-nos) e seria egoísta da nossa parte pedir-lhe que viesse cá de propósito naquela data específica, quando talvez outras lhe fossem bem mais convenientes. Também estaremos excelentemente entregues no nosso dia, em modo fotográfico e videográfico. Mas sobre isso falarei apenas após o casamento.
Deixo-vos com algumas das milhentas e maravilhosas fotografias captadas pela Mariiana. Aconselhamos alguma cautela, sob o risco de se apaixonarem pelo seu trabalho que, by the way, podem seguir aqui (instagram) e aqui (blog).