Casamento dos Jotas #3 - Decoração
Alguns leitores perguntaram-me se poderia partilhar a decoração do copo de água, para efeito de inspiração. Acho que é interessante, até porque eu mesma precisei de me guiar e inspirar através de muitas imagens do Pinterest.
Há casamentos cujo copo de água tem um tema, e o nosso não foi exceção. Escolhemos o tema das Viagens. Eu e o João adoramos viajar, e todos os lugares deste Mundo que já explorámos em conjunto enriqueceram-nos bastante e ajudaram-nos a crescer enquanto casal e indivíduos. A nossa própria história é uma viagem e um caminho a percorrer, por isso achámos que seria o indicado.
Mas óbvio que só o tema não faz a decoração, e por isso também achámos por bem optar por um determinado estilo como base e guia. Quisemos algo a "atirar" para o rústico, descontraído, clarinho, leve, simples, jovem, muito chamativo do Verão e com alguns apontamentos alusivos à noite de São João no espaço exterior, coincidente à data do casamento.
Depois, também definimos duas cores base (as nossas preferidas): lilás e azul.
E com estas características e palavras-chave, foi começar a "dar ao dedo" no pinterest e guardar as imagens com as quais nos identificávamos neste contexto.
Uma coisa que para mim foi muito importante fazer após o "brainstorm" de ideias, foi começar a organizar as imagens de inspiração da decoração por secções, por exemplo: exterior da Quinta, mesas dos convidados, mesa do bolo, área do photobooth, mesa das lembranças... entre outras. Deste modo, fiz um portfólio (bridezilla, eu sei) com tudo categorizado e pronto a ser entregue na Quinta. Assim, não tivemos de perder muito do nosso tempo a explicar verbalmente o que queríamos (é demasiada informação, que corremos o risco de querer passar bem e não conseguir fazê-lo de todo). É de salientar que tínhamos perfeita noção de que as imagens eram pura INSPIRAÇÃO, e não aquilo que seria reproduzido na totalidade. Aliás, nem queríamos que assim fosse. Há que ter alguma flexibilidade e mente aberta para deixar as coisas fluírem... e também lembrar-nos que o casamento do X e do Y nunca poderá ser igual ao nosso, porque cada casal é único e deve ter um copo de água que represente a sua identidade, ou pelo menos os seus gostos conjuntos; há coisas mais personalizadas para as quais inevitavelmente teremos de abrir os cordões à bolsa se as quisermos muito e também arregaçar as mangas e fazermos nós. Pode até ser giro realizá-lo em casal, ou com a família e amigos, pois é mais um momento passado em conjunto e em prol do grande dia, já para não falar do significado que cada "pedaço" irá carregar; Devemos também estar abertos à opinião das pessoas que estão a trabalhar para nós e connosco, e ouvir as suas ideias, que derivadas da experiência, poderão ser bem melhores do que aquilo que idealizámos. Juntando tudo, podem surgir resultados maravilhosos... como aquele que considero que foi o nosso caso!
Nesse sentido, quero agradecer à Sara, da Quinta do Corvo, que ajudou a tornar o nosso dia, a nível decorativo e de espaço, muito acolhedor, pessoal e como nós queríamos!
Deixo-vos algumas imagens e alguns dos elementos decorativos do nosso dia. Espero que vos ajude ou inspire de alguma maneira :)
Fotografias: Diogo Soutelo - Fotografia & Vídeo
Ardósia comprada por nós e letras desenhadas por mim.
Madeiras serradas, limadas, polidas e pregadas pelo João, assim como a colocação do cordel; molinhas compradas por nós, e fotografias escolhidas e impressas por ambos também, e recortadas pelo meu irmão.
Ardósia para photobooth, já existente na Quinta.
Elementos decorativos já existentes na Quinta.
Madeiras serradas, limadas, polidas e pregadas pelo João e pintadas/desenhadas por mim; mala de viagem adquirida pela minha sogra. Elementos que epresentam os países que já visitámos.
Escada já existente na Quinta; pequenos elementos decorativos da Quinta e outros adquiridos por nós; "encomendas" que estão no chão criadas pelos meus pais.
Indicador de lugares idealizado por mim e pelo João, e realizado pelos meus pais. Representam cidades do Mundo que já visitámos ou que queremos visitar.
Elemento de Photobooth pão de forma, com as nossas iniciais no cimo e a data do casamento na matrícula - feito por duas talentosas amigas.
Mala de viagem vintage criada pelos meus queridos pais.
"Mrs" and "Mr" - coleção de noivos da Primark.
Os cordéis nos guardanapos foram enrolados pela minha paciente mãe e por uma amiga nossa; a "carta" com a ementa do dia foi realizada pelo staff da Quinta, mas a sua imagem principal foi a ilustração que vinha no nosso convite de casamento, criada pela minha querida amiga e partner Sara Lou.
A pista de dança foi mantida disponível e sem adereços, exceto sofás aos cantos, para as pessoas que queriam manter-se na pista junto dos restantes mas quisessem descansar ou parar para beber algo.
Bolo confecionado pela pastelaria com parceria com a Quinta, mas idealizado por nós. O topo do bolo mandei fazer personalizado (só não me recordo a que loja online).
Aqui dá para perceber algumas das "inspirações" da noite de São João, com as lanternas de papel penduradas nas árvores.