Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Palavra de Bailarina

Para além de dançar o Mundo, gosto de escrevê-lo

Qui | 23.04.20

Dia Mundial do Livro - um pouco do meu percurso

Dia Mundial do Livro ❣️📚

Os livros sempre foram paixão, tanto na vertente de leitura como de escrita. Assim que aprendi a "dominar" ambas, fui enchendo as estantes de novas histórias e também comprei um bloco na "Loja dos 300" (lembram-se dessas lojas?) e comecei a escrever aquilo a que chamava de poesia, porque rimar era um desafio que adorava propor-me a mim própria. Depois, já no 2º ciclo, tive a honra de ter como professora de Língua Portuguesa a escritora de livros infanto-juvenis Maria da Conceição Ferreira, e com ela (e a sua exigência e incentivo) consegui não só aprimorar o "dom da palavra", como também desbravei caminhos, ganhei concursos de escrita criativa e escrevi duas peças para dois jornais locais. Quando ingressei no ensino secundário,  tinha a certeza que queria ser jornalista, daquelas de bloco e caneta na mão, gravador no cinto (ainda havia disso), a fazer as perguntas difíceis e a "mergulhar" a fundo nos temas que dariam as melhores peças. Ganhei, juntamente com alguns colegas de turma, o título de "Jornalistas do Futuro" através de um concurso nacional do Diário de Notícias, e sentia-me nas núvens: "é mesmo isto!".

O jornalismo não aconteceu, porque enquanto a escrita me apaixonava, a dança também, e até ali achava que nunca poderia, na minha vida, ser bailarina profissional. Quando finalmente tomei coragem (já com a candidatura às faculdades à minha frente), só concorri a Dança e a uma faculdade. Na minha cabeça, a dança era mais urgente e o jornalismo seria a segunda licenciatura que iria fazer. Foi com esse pensamento que cheguei ao fim da universidade, e depois de queimar as fitas retomei os estudos para o Exame Nacional de Português, onde obtive bons resultados, mas meia décima a menos da última entrada nos dois únicos cursos de jornalismo/comunicação social que me interessavam (basicamente, fui a primeira a não entrar nas duas fases. Frustrante, han?). Por isso, depois de muitas lágrimas de frustração, parei um ano, e a vida levou-me onde eu sei que era suposto levar: "pela dança fora". Pelos castings, os programas de televisão, os diretos, os Globos de Ouro, as figurações e, finalmente, pelo trabalho coreográfico, pelos palcos e pelo ensino da dança, que descobri ser a parte que mais me fascinava. No meio de tudo isso, e de muitos livros lidos por puro prazer, este blog existia e foi crescendo comigo, não a nível de números (sinceramente, nunca me empenhei muito para tal) mas a nível de parceria comigo mesma. Foi através dele que nunca deixei morrer a escrita, mesmo que esta fosse tão informal quanto a conhecem, e a um certo ponto, através dele, nasceu a ideia de ligar as três atuais vertentes da minha vida (dança, livros e crianças) e juntá-los num cocktail de sonhos antigos. Assim nasceu a Mica, para a creche, o pré-escolar e o primeiro ciclo, e com ela nasceu um projeto maravilhoso. Hoje em dia já tenho a sorte e o orgulho de poder dizer que tenho dois livros infantis publicados, que já me fizeram conhecer pessoas extraordinárias (em particular a minha "partner in crime", Sara Lou) e ter/providenciar experiências incríveis.

Tenho um projeto na gaveta para um terceiro livro, o derradeiro para “encerrar” este ciclo da Mica, assim como outro projeto para malta um bocadinho mais velha que, curiosamente, já venho a tentar escrever desde os meus 12 anos. Talvez devesse trabalhá-los nesta quarentena, mas ainda não me sinto “alinhada” para o fazer. Até lá, só quero aconselhar a todos: leiam. Cheirem livros. Entendam o poder das palavras.

Os meus livros estão disponíveis online em páginas como Wook, Bertrand e Fnac, caso queiram adquiri-los nestes dias. Aproveitem os descontos!

Hoje sinto que é o dia indicado para vos agradecer por perderem um pouco do vosso tempo a ler as palavras que escrevo, por isso... Obrigado!

PS: Cliquem AQUI para terem acesso ao primeiro livro, "A Mica traquina quer ser bailarina", contada por uma das melhores contadoras de histórias do universo, na página de facebook dos meus livros :) 

22860121_687498224791817_7087734310155965169_o.jpg