Londres #2 - Transportes
Repito, antes de iniciar este post: basear-me-ei unicamente na minha experiência pessoal.
No que diz respeito a como nos "transportarmos" de lugar para lugar em Londres, temos várias opções viáveis. As mais óbvias são o autocarro e o metro, mas posso mesmo dizer que quem tem "boas pernas" e está minimamente em forma consegue fazer muita coisa a pé.
Antes de "ir por aí", quero falar-vos daquilo que pouca gente fala: do transporte para sairmos do aeroporto. Em Londres, existem vários aeroportos, mas o mais "falado" aqui em Portugal é o de Gatwick por variadas razões. A primeira é porque não é um aeroporto gigante e complicado. Tem duas alas, a "North" e a "South" separadas por um comboio gratuito de fácil acesso. E depois, porque tem ligação à estação dos comboios que nos leva praticamente para TODO o lado. No nosso caso (que fomos também "parar" ao aeroporto de Gatwick), resolvemos apanhar um comboio que em 40 minutos nos deixou precisamente no local pretendido (London Bridge). Não foi necessário preocuparmo-nos com os horários, porque estavam constantemente a passar, e por isso saímos do nosso voo tranquilos, vimos para onde nos tínhamos de dirigir, comemos qualquer coisa (chegámos às 8 e meia da manhã) e fomos então diretos às bilheteiras. O bilhete (só de ida) do aeroporto para London Bridge era 10 libras para os adultos e pouco mais de 4 libras para os menores de 15 anos. Mas como verificaram que éramos três adultos e uma criança, tivémos direito a comprar um "pacote" familiar que fez com que, basicamente, todos pagássemos metade do que era suposto (O que foi ótimo, porque assim comprámos os bilhetes ida e volta pelo preço apenas de uma viagem).
Se há coisa que prezo em Londres é o facto de terem em tamanha consideração as famílias numerosas e os valores reduzidos para as crianças, seja em museus ou em transportes públicos. Em Portugal, a partir dos 11 anos (e já é com sorte) paga-se a totalidade (seja do que for), o que não é propriamente um incentivo à natalidade (nem mesmo ao conhecimento, à cultura, ao que seja). Mas desabafos à parte, este é o conselho que dou a quem viaje até ao aeroporto de Gatwick: Verifiquem na internet se existe um comboio para a zona onde pretendem "parar" (de taxi ou de comboio expresso fica muito caro e não vale a pena a não ser que tenham uma pressa descomunal, porque estes comboios em que fomos são limpos, confortáveis, mais baratos e estão constantemente a passar).
Passando à parte dos transportes para toda a "estadia" aconselho que, assim que cheguem de comboio ao local que pretendem, se dirijam à estação de metro mais próxima (no caso de London Bridge, posso mesmo dizer que saímos diretamente do aeroporto para o comboio e do comboio diretamente para a estação de metro, o que foi excelente). Isto porque nas estações de metro é possível comprar passes turísticos que compensam em 300%. Pesquisem acerca do TravelCard e do Oyster Card. É praticamente a mesma coisa, pelo que entendi. Com o Oyster Card existe ainda a possibilidade de juntar ao cartão um "pacote" que faz com que as atrações fiquem muito mais baratas (é quase como se o cartão incluísse entrada gratuita numa data delas, ficando o próprio cartão mais caro), mas acho que para quem vai só cerca de uma semana e quer ver apenas uma atração ou duas e conhecer o "ambiente" cultural de Londres de uma forma menos aprofundada, não vale a pena. É preferível comprar o pacote das atrações à parte (do qual falarei noutro post).
O Travelcard e o OysterCard ficam mais ou menos ao mesmo preço. São passes que dão para utilizar quer nos autocarros, quer nos metros as vezes que quisermos durante um período de tempo estipulado. Se não estou em erro, existe o passe diário, o passe de 3 dias e o passe de uma semana. Quem vai 5 dias (o nosso caso), compensa comprar o passe de uma semana, sem sombra de dúvidas...porque cada bilhete (seja de autocarro ou metro) é muito caro e arrisco-me a dizer que num dia em "modo turista" gastávamos o valor do passe semanal. Depois há a questão das Zonas. Os autocarros e (principalmente) os metros em Londres estão divididos em 6 zonas e claro que seja qual for o passe que compremos, quanto mais zonas quisermos abranger, mais caro ficará. Mas para quem pretende visitar o dito "centro" numa semana, basta comprar o passe para as zonas 1 e 2 (acreditem que engloba tudo aquilo que tanto anseiam ver). Neste caso (meaning, no nosso caso), o OysterCard SEMANAL de adulto para as zonas 1 e 2 ficou-nos em 32 libras e pouco (já com o valor do cartão em si). Para crianças até aos 15 anos, uma vez mais, é metade do preço.
No que toca à comodidade, posso dizer que prefiro 1000x mais o metro ao autocarro. É certo que de autocarro vemos muito mais coisas ao irmos à janela e coisas que tais. Mas os metros deixam-nos muito mais perto dos pontos turísticos e, por incrível que pareça, stressam-me menos que os autocarros, que muitas vezes vão a abarrotar e nós acabamos enlatados e em pé sem conseguir ver nada na mesma e a morrer de calor (acho que a malta londrina não sabe o conceito de ar condicionado em transportes públicos).
Se vocês já foram a Londres e têm uma experiência diferente da minha no que toca aos "andamentos" em transportes, ou têm dicas que possam partilhar relativamente a preços de passes e etc... sintam-se à vontade para dizer aqui à maltinha do Palavra :)