Sessão de Lançamento "A Mica traquina quer ser bailarina"
Foi no passado dia 23 Maio que foi lançado o meu primeiro livro infantil: "A Mica traquina quer ser bailarina"!! Estimou-se cerca de 120 pessoas presentes, o que me deixou bastante feliz e surpresa :) Estava a modos que nervosa...esperava por este dia ainda antes de ter assinado o contracto com a editora, e acabou por ser o início da realização de um sonho. Com todo o trabalho e toda a pressão que envolveu esta Sessão de Lançamento, estava com medo de entrar num modo "Só quero despachar isto" e não aproveitar o momento, mas creio que assim que senti todo o carinho, a energia positiva e o apoio, consegui absorver tudo.
Com todas as minhas (parvas) inseguranças, receava também que o livro não fosse bem "aceite", que não correspondesse às expectativas, ou que correspondesse exactamente às baixas expectativas que algumas pessoas tinham... afinal, sou apenas uma rapariga de 22 anos que decidiu escrever um livro e ter como ilustradora uma rapariga de 21! Mas acho que conseguimos ambas (eu e a Sara) provar que não estávamos "metidas nisto" apenas para passar o tempo ou tentar algo diferente... conseguimos provar que somos, de facto, parceiras de um projecto que tem fundamento, objectivo, boas intenções e qualidade, graças ao trabalho árduo (individual e em equipa) executado nos últimos meses. A "Mica" foi muito bem recebida, quer pelas crianças (raparigas E rapazes), quer pelos adultos. Tenho tido um excelente feedback de Educadores e Professores, e já recebi elogios maravilhosos como "este é o livro da minha vida" ou "é melhor do que muitos que estão no plano nacional de leitura" ou então palavras amorosas como "agora a mãe vai ler a Mica todos os dias para mim, até no dia do pai, no dia da mãe, no dia do filho e nesses dias todos!". Em três dias vendi cerca de 130 livros, e neste momento são escassos os que ainda tenho para encomenda. É que enquanto o livro não for para as lojas (demorará cerca de dois meses) é através da minha pessoa que o público geral conseguirá aceder à "Mica", e já entendi que durante as férias do Verão não haverá mais livros para vender (por um lado é um excelente sinal, e por outro não é lá muito boa notícia). Estou muito feliz com a aventura que tem sido partilhar esta nova parte de mim com um público tão vasto, e receber reconhecimento e carinho pelo mesmo... e principalmente ver as mensagens que queria passar a serem tão bem entendidas. Espero sinceramente que este possa ser o primeiro de muitos livros que tenho na cabeça ansiosos por serem passados para o papel. Como muitos sabem, desde pequena que queria ser "bailarina e jornalista". O jornalista já está fora de questão, mas o facto de poder ESCREVER e ainda por cima passar mensagens relacionadas com a Dança já faz de mim uma rapariga bastante realizada e feliz. Espero poder dar continuidade à Mica e às suas aventuras, e poder continuar a desmistificar preconceitos relativos à Dança a muitas crianças e famílias, passando também de forma mais subtil uma mensagem geral de que "venha o que vier, não podemos desistir de ser quem somos e realizar aquilo com que tanto sonhamos".
Faço questão de voltar a agradecer o carinho e o apoio não só daqueles que estiveram presentes no Lançamento, como também daqueles que por motivos de força maior não puderam estar mas que de outro modo "estiveram comigo". Agradeço em especial aos meus pais e mano pela apoio, pelas alegrias partilhadas, pelas lágrimas de frustração que por vezes me secaram neste (difícil) processo, e pela ajuda imprescindível para que esta Sessão de lançamento fosse tão maravilhosa quanto foi; à restante família presente, principalmente à que veio de mais longe só para estar presente e apoiar-me (significou muito para mim); ao meu namorado pela paciência, pelo amor e compreensão nas minhas horas infinitas de "afazeres" e também por acreditar mais em mim do que eu mesma; aos meus alunos e às suas famílias pelo carinho constante; à minha ilustradora, "partner in crime" e também amiga, pela dedicação a este projecto que também se tornou dela; aos meus amigos por serem a melhor "claque" de sempre, por acompanharem o meu percurso e fazerem-me chorar de alegria com palavras, abraços e gestos; à Chiado Editora e à sua equipa por acreditarem que este livro merecia ver a luz do dia (e ajudarem a concretizar esse feito); e quero agradecer MUITO também às pessoas maravilhosas que fizeram com que certos pormenores fizessem a diferença na sessão de Lançamento: à Sacos Tejo (Bento Avoila) pelos sacos maravilhosos onde todos os que compraram o livro puderam transportá-lo para casa; à Marta Matos pelo bolo maravilhoso e delicioso "da Mica"; e ao Victor Matos pelas fotografias maravilhosas que mais tarde irei partilhar aqui com todos! Por agora, fica apenas "um cheirinho" das fotografias do evento... Prometo que todos terão direito a vê-las assim que possível. UM BEM HAJA a todos!!
A Mica está muito feliz por ter tantos amiguinhos novos :)
Livro "A Mica traquina quer ser bailarina"
Início da Sessão de Lançamento. Convidada especial: Educadora Ângela (minha mãe e personagem Professora do livro); Ilustradora: Sara Lourenço; Autora: Joana Duarte; Representante da Chiado Editora: Dora Ferreira
Auditório cheio !
Autografando. Sacos "Mica" produzidos pela SacosTejo
Ilustradora Sara Lourenço e autora Joana Duarte