Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavra de Bailarina

Para além de dançar o Mundo, gosto de escrevê-lo

Ter | 23.02.16

Spotlight - um filme a não perder

"Spotlight" é o mais recente filme de Tom McCarthy baseado numa história verídica que posso considerar "pior" que um filme de terror. Conta a história de uma equipa de jornalistas da Boston Globe que, a incentivo do novo editor, vão desenterrar casos de abusos sexuais a menores por parte de vários membros da Igreja Católica. O que, primordialmente, acham ser uma história para um número considerável de vítimas e esturpadores, torna-se numa história com dimensões assustadoras, fazendo-os questionar a sua própria fé. Após todas as fontes seguras reunidas, todas as provas conseguidas (documentos mantidos em sigilo pela própria igreja) e depois de conseguirem desmascarar mais de 90 esturpadores e vários advogados que fizeram deste tema uma verdadeira fonte de rendimento (aliciados pelos membros da igreja para se manterem "off the record"), publicam, contra tudo e todos (incluindo a sua própria terra natal, maioritariamente católica) a primeira de 600 peças sobre o tema. Após esta primeira ser lançada, muitas mais vítimas tomaram a coragem de dar a cara, tornando as estatísticas ainda mais assustadoras.

Mark Ruffalo e Rachel McAdams não são novidade no cinema, mas este registo assentou-lhes que nem uma luva, estão de parabéns pelos típicos jornalistas simples, práticos e, arrisco-me a dizer, fanáticos que representaram. Nada de superficialismos, com o objetivo de mostrar bons corpos e caras bonitas. Conseguiram um registo substancial, sem cair no exagero.

Este é um filme que, a meu ver, já devia ter acontecido. Um filme genial, baseado em jornalistas geniais, que para além de fazerem o seu trabalho, correm riscos para que a população mundial possa abrir os olhos a um "fenómeno" de uma atrocidade inexplicável. Aconselho vivamente.

images.jpg

 

1 comentário

Comentar post